Páginas

26 de mai. de 2014

De repente, 30 - S03

Semana 3 – Simbologias e ícones da deidade


Khepera

Scarabaeus sacer, o nome científico do escaravelho, o animal associado com Khepera. Negros como a noite, fortes como touros (guardadas as devidas proporções). Rolam incansáveis suas bolas de esterco e delas, dão continuidade à vida, de onde surgem, se autocriando.
Vida, ligada diretamente ao sol nascente, o poder que se renova a cada dia. Assim, Khepera,  é o deus-sol-besouro, representado como um homem com um besouro no lugar da cabeça ou um homem com um besouro sobre a cabeça. O besouro, seu símbolo, era usado como selo, enfeite, amuleto... Totalmente trend desde muito antes de Cristo até agora.

                                                             Set
O javali, o hipopótamo, o porco e o asno são, tradicionalmente, animais associados a Set. Entretanto, não há consenso sobre que animal é o que representa o deus Vermelho.Também chamado de Sha, pode ser uma figura quase mítica: um animal com cauda bifurcada, corpo de chacal e orelhas pontudas. Não se sabe ao certo se é um animal extinto, não compreendido ou inventado, mas recentemente rolou o anúncio de que este animal seria um Aardvark (será?).
Set é representado por um homem com a cabeça do animal Sha, carregando o bastão Was.


Nenhum comentário: