Páginas

13 de jun. de 2014

De repente, 30 - S04

Semana 4 – Um mito favorito

Khepera

Falar de um Netjeru (deus) de Criação é, ao mesmo tempo amplo e restrito. A criação, ampla...mas restrita por que o que há para se falar além da Criação? É tudo e nada, um paradoxo pois Ele É e, bom, vamos ao mito.

Khepera, imerso nas águas de Nun, emerge. Em uma flor de lótus, no raiar do primeiro dos dias, cria a vida, o universo e tudo mais. É sol que que transmuta, cria e conserva, resplandecente nos céus. 



Set
Não, não vou falar sobre Set e o assassinato de Wesir - leiam lá no PasemWesir.

Um dos mitos que eu mais gosto é sobre Ra e Set. Depois das contendas entre Heru e Set, os deuses foram convocados para julgar a situação e decidir afinal, quem deveria ocupar o trono de Kemet. Deliberações daqui, acusações dali, conselhos de lá, decidiu-se que o trono deveria ir para Heru-sa-Aset e Set deveria ser punido e exilado por conta de suas atitudes pouco ortodoxas para conquistar o trono. Foi então que Ra levantou-se e sugeriu que um guerreiro do nível de Set não deveria ser desperdiçado com punições e restrições. Assim, convidou Set para ir para seu barco, posicionar-se na proa com sua lança para lutar e derrotar Ap*p , o incriado. Apesar dos protestos (principalmente de Aset), Set aceitou o convite (provavelmente com uma piscada de olho e aquele sorriso de "eu não disse" que só Ele tem) de Ra e todas as noites é lá que Ele está, matando Ap*p  e ajudando a garantir que o mundo seja ainda um lugar legal para nós todos os dias. 

Nenhum comentário: